Respiradores
Válvula de expiração
Três respiradores do hospital Raul Sertã voltam a funcionar por meio de nova válvula de expiração projetada e construída pelo técnico de enfermagem Leslie Moura, pelos engenheiros Matheus Raposo (Persona 3D), Ana Marchiori e Edward Lages, pelos alunos de engenharia Luccas Beck, Fabio Bertolino, Edigar Botelho e Raphael Ramalho, sob a orientação do prof Edgard Poiate Jr (UERJ).
O objetivo desta ação era projetar e validar uma nova forma de conexão para a válvula de expiração, tornado a segura e aumentando a sua longevidade, pois a atual estava quebrada e colada, por aparentemente ter um projeto inadequado. A partir da impresao 3D do protótipo, testes foram realizados com sucesso, provando que o objetivo foi alcançado.
A equipe continua focada em outros desenvolvimentos aplicados as necessidades ao combate ao COVID-19, e faz parte do projeto Face Shield Nova Friburgo, coordenado pelo prof Lucas Lima (UERJ).
"Como não podemos estar no frente da batalha de combate ao COVID-19, pelo menos, que façamos a nossa parte ! "
Prof Edgard Poiate Jr.
UERJ/UFF
Conexão para respirador Drager
Com o objetivo evitar que um de dois respiradores mecânicos portáteis (ou de transporte) ficasse inoperante por vários dias ao terminar a carga no seu cilindro de oxigênio de conexão não convencional, foi projetada e construída uma nova conexão mecânica.
Com isso, agora é possivel acoplar o respirador Drager ao cilindro de oxigênio convencional que têm o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) do Sexto Grupamento de Bombeiros Militar - Nova Friburgo (6-GBM), e o aparelho não ficará mais inoperante pelo motivo supracitado.
A nova conexão foi projetada, construída em aço inox e testada pelo torneiro mecânico Nilson da Rocha Rodrigues (SMC de Friburgo), pelo engenheiro Matheus Raposo (Persona 3D), pelo
técnico de enfermagem Leslie Moura (Hospital Raul Sertã), pelo Subtenente BM Enfermeiro Gilberto Rodrigues Chermaut e pelo Cap BM médico Thiago Vicente Canto, sob a orientação dos prof Edgard Poiate Jr (UERJ/UFF).
Para a confecção da conexão foram utilizadas as instalações e equipamentos da Oficina do Instituto Politécnico (IPRJ), sob a autorização do diretor Ângelo Mondaini e do vice diretor Lucas Pires.
Além da mangueira com a conexão também foram doadas ferramentas para a desmontagem/montagem das conexões ao cilindro de oxigênio.
Os Hospitais e as Instituições que tiverem este tipo de equipamento e têm interesse na conexão podem entrar em contato no e-mail:
faceshield.novafriburgo@gmail.com
A equipe continua focada em outros desenvolvimentos aplicados as necessidades ao combate ao COVID-19, e faz parte do projeto Face Shield Nova Friburgo, coordenado pelo prof Lucas Lima (UERJ).
Prof Edgard Poiate Jr.
Aparelhos de Anestesia Vital
Desde 22 de Maio de 2020 dois aparelhos de Anestesia Vital do Hospital Maternidade de Nova Friburgo, constituídos com ventiladores pneumáticos, voltaram a funcionar por meio da manutenção corretiva, com a substituição de todos os componentes defeituosos e a realização dos ajustes necessários.
O desafio inicial foi mapear todos os componentes e identificar o seu modo de funcionamento, mas sem o esquema de ligação pneumática que, mesmo a posteriori fornecido gentilmente pelo fabricante (J. G. Moriya Ltda, Brasil), era diferente por se tratar do equipamento atualmente comercializado.
Tal ação foi realizada e validada pelo engenheiro Matheus Raposo (Persona 3D), pelo técnico em mecatrônica e aluno de engenharia mecânica da UERJ Fabio Bertolino, pelas enfermeiras Samyra Oliveira Santos e Marlene Marcondes dos Santos, pelas técnicas de enfermagem Patrícia Imaculada Guindani Amaturo e Shayene da Silva do Almo Schenck, pelo médico anestesista Pedro Vasconcellos Noé e pela médica Claudia Doin (pelo networking) sob a orientação do prof Edgard Poiate Jr (UERJ).
A equipe continua focada em outros desenvolvimentos aplicados as necessidades ao combate ao COVID-19, e faz parte do projeto Face Shield Nova Friburgo, coordenado pelo prof Lucas Lima (UERJ).
( https://faceshieldnovafrib.wixsite.com/faceshieldnovafrib ).
Como não podemos estar no frente da batalha de combate ao COVID-19, pelo menos, que façamos a nossa parte ! "
Prof Edgard Poiate Jr.
UERJ/UFF
P.S. A equipe agradece a carta de reconhecimento pelo trabalho executado, emitida pelo diretor da Maternidade e médico Romil Tao Moreira.